sexta-feira, 29 de maio de 2009

Lula lança plano de formação de professores da educação básica

Fonte: Portal PT Nacional
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva lançou na noite de ontem (28) o Plano Nacional de Formação dos Professores da Educação Básica.
Em discurso, Lula disse que seu governo tem feito pela educação o que não foi feito pelos governos anteriores nos últimos 30, 40 anos.
Segundo ele, a qualidade do ensino público caiu porque os investimentos ficaram atrofiados no passado e a classe média migrou para a escola particular.”
Isso foi um pouco que atrofiou, porque você [Estado] ficou de um lado, com a parte mais empobrecida da sociedade procurando a escola pública, e aquela parte que poderia exigir mais [classe média] foi se acomodar, gastando parte do orçamento, que poderia gastar em viagens, pagando a escola particular”, afirmou.
“Estamos construindo outra vez a máquina de fazer as coisas”, disse ele. Lula afirmou também que o Congresso Nacional tem aprovado a maioria das propostas na área educacional, apesar de as notícias na imprensa passarem a impressão de que existem divergências entre os Poderes e nada é feito.
“A impressão é que vivemos todo santo dia em guerra. Um partido contra o outro. Analisem o que perdemos de votação em educação. Acho que nada”, disse Lula.

segunda-feira, 25 de maio de 2009

DILMA SOBE 10 PONTOS E SERRA CAI 10 PONTOS, SEGUNDO PESQUISA VOX POPULI

Pesquisa do instituto Vox Populi realizada entre os dias 2 e 7 de maio mostra que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010. O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país, mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29% agora. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM, ex-PFL, tem apenas 1%.
Encomendada pelo PT, a pesquisa mostra também um quadro de ampla aprovação popular ao governo Lula, em parte pelos bons resultados das políticas aplicadas durante a crise internacional, que fizeram com que o Brasil fosse um dos países menos afetados no mundo todo. A avaliação positiva do presidente (considerando os índices de ótimo, bom e regular positivo) chega a 87%. Para 60%, o Brasil melhorou nos últimos dois anos, enquanto 67% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o país.
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, comemorou os resultados do levantamento. “A pesquisa mostra um quadro muito positivo, pois o PT ampliou seu percentual de preferência partidária junto à população, com atributos positivos em vários aspectos. Nosso governo está com mais de 80% de aprovação. Isso mostra o acerto da condução partidária e das medidas de enfrentamento à crise mundial”, afirmou.
Berzoini também destacou a subida de Dilma na sondagem eleitoral. "O desempenho da ministra Dilma é consistente, levando-se em conta que boa parte da população não a conhece e não sabe ainda que Lula e o PT a apoiariam se confirmada a candidatura. Vamos apresentar um programa com mais avanços e novas conquistas para as eleições de 2010, para trabalhar a ampla aprovação da maioria da população ao projeto em andamento no país".

Veja abaixo alguns números da pesquisa, que tem margem de erro de 2,2 pontos percentuais:

Brasil
67% estão satisfeitos ou muito satisfeitos, igual a maio de 2008;
27% estão insatisfeitos; 5% muito insatisfeitos;
Para 60%, Brasil melhorou nos últimos anos; para 14%, piorou
Para 56%, vai melhorar nos próximos 2 anos; para 13%, vai piorar.

Partidos

Preferência
PT tem 29% da preferência partidária; alta de 4 pontos em relação a 2008. PMDB tem 8%; PSDB tem 7%; e DEM tem 1%.

Rejeição

PT tem 8% de rejeição. PMDB tem 5%; PSDB tem 5%; e DEM tem 3%.

Imagem

Primeiro partido que vem à cabeça: PT, 35%; PMDB, 24%; PSDB, 14%.


Intenção de voto para presidente, 1º turno, estimulada
Cenário 1
Ciro Gomes, 23%; Dilma Rousseff, 21%; Aécio Neves, 18%; Heloísa Helena, 10%; Branco/Nulo/NS, 18%.

Cenário 2

Jose Serra, 36%; Dilma, 19%; Ciro, 17%; Heloísa, 8%; Branco/Nulo/NS, 19%.
Comparativo: Em relação a maio de 2008, Dilma subiu 10 pontos; Serra caiu 10 pontos; e Ciro caiu 6 pontos.

Cenário 3

Dilma, 25%; Aécio, 20%; Heloísa, 16%; Brancos/Nulos/NS, 40%.

MEU PONTO DE VISTA:

Será uma eleição durríssima. O país estará decindindo se continua avançando ou se retoma o modelo de recessão ou privatização. Certamente o povo tomará a decisão correta. Além disso, será muito positivo para o Brasil, depois de eleger um operário para presidente, elegem também a primeira mulher para governar esta Nação.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

CPI DA PETROBRAS: UM GOL CONTRA

Em total desespero eleitoral, a elite conservadora e a oposição revanchista do País mais uma vez tenta antecipar o debate das eleições de 2.010.
Qual é o objeto de investigação desta CPI? Ora, é o fato da empresa ter recebido isenções fiscais para cobrir perdas provocadas pela crise financeira internacional.
Mas se esquecem que esta compensação tem sustentação jurídica numa MP editada por fernando Henrique Cardoso então Presidente da República.
Esqueceram-se, ainda, de frisar que mais de cinco mil empresas brasileiras foram beneficiadas por esta Medida Provisória este ano.
Então: por que somente a PETROBRAS vai ser investigada?
A resposta esta no Pré-sal. São mais de 70 bilhões de barris de petróleo. Isto equivale a nada mais nada menos que 7 trilhões de reais. Esta é a disputa.
As grandes corporações petrolíferas do mundo não tem reserva, e estão de olho na nossa.
Enfraquecer a PETROBRAS é o primeiro passo para se tentar leiloar o petróleo.
A CPI cumprirá este papel.
No campo eleitoral de 2010, o debate da privatização voltará. Com a PETROBRAS forte o tucanato privatista perderá força. Esta é a trincheira. Não tem outra.

ESTRADA SÃO TOMÉ-CERRO CORÁ: SONHO CADA VEZ MAIS PRÓXIMO

Tenho dito que vivemos o melhor momento para conquistar esta obra de infra-estrutura que é fundamental para o desenvolvimento da nossa economia.
A obra foi admitida e prometida pela Governadora Vilma de Faria que precisará dos nossos votos para a sua eleição em 2010.
Existe uma confluência de interesse nunca vista em torno desta obra.
O Colegiado do Território da Cidadania do Potengi elegeu esta estrata como prioridade pelo fato da mesma interligar duas regiões do estado (Potengi-Seridó).
Os municípios do Seridó que serão beneficiados pela obra, praticamente abriram mão da prioridade de construção dos seus trechos para que se construa primeiramente o trecho da RN que liga São Tomé a Cerro Corá.
Isto ficou claramente evidenciado ontem (dia 21 de maio) na audiêncica pública realizada em Cerro Corá com a participação dos vários municípios interessados e a presença do Dr. Jáder, diretor do DER, que inclusive garantiu que a obra será licitada em junho juntamenta com as demais rodovias.
Entretanto é necessário ficarmos atentos, pois nas notícias veiculadas na imprensa estadual São Tomé está sempre de fora.
Por isso que é importante a realização de uma outra audiência pública em São Tomé e que aqui seja redigida a carta de São Tomé inclusive com solicitação de audi~encia com a governadora Vilma de Faria para tratar deste tema específico.
É preciso estarmos atentos e mobilizados.
Em Cerro Corá estivemos presentes: o Prefeito Babá, o Vice-prefeito Miguel, os Vereadores Jr Zumba, Emerson, Jardel, Cícero, Nego, Silvanês e a Vereadora Teresa.

sábado, 2 de maio de 2009

Conferência Estadual da Igualdade Racial foi um sucesso

Durante três dias negros, brancos, índios, ciganos e religiosos de matriz africana se reuniram na II Conferência Estadual de Políticas para a Igualdade Racial.
O evento ocorreu em Natal no Praia-mar Hotel e contou com uma delegação de 13 pessoas de São Tomé sendo 7 da sociedade civil e sete do poder público.
São Tomé foi muito elogiado na Conferência pelo fato de ter sido o primeiro município aderir ao FIPIR e a criar a Comissão Municipal de Políticas para a Igualdade Racial que terá a missão de elaborar um plano de ações municipais que será executado por uma coordenação específica.
Na Conferência Nacional, São Tomé será representado por dois delegados. Um da sociedade civil e o outro do poder público.
a seguir algumas fotos da conferência.


Severino foi o destaque do últino dia. Humorista nato.


A bancada de São Tomé com a Dep. Fátima Bezerra









Afro regueiros da comunidade de Boa Vista- Parelhas