sexta-feira, 21 de agosto de 2009

DIRETO DE BRASILIA

Hoje a amanhã estarei na CNTE - Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação, discutindo questões voltadas ao movimento sindical no Brasil e Piso Nacional. Em relação ao Piso, aproveito para afirmar que estou trazendo algumas preocupações para Brasíli e, pelas conversas que já fiz por aqui, teremos novidades importantes em breve.

As conversas giram em torno da compelmentação de recursos para pagamento do piso.
A grande maioria dos município não implantaram o piso. Aqueles que implantaram estão enfrentando dificulddes para pagar.

Um dos critérios que o ministério vai utilizar é a relação quantitativa entre alunos e professor.

Quanto menor esta relação menor também a chance da complementação. É o caso de São Tomé cuja relação são 11 alunos por professor, quando o MEC orienta 25.

O que estamos questionando é que o Ministério precisa considerar um elemento fundamental para bos parte dos pequenos município. A densidade demográfica, que em são tomé também é muito baixa.

E quanto menor a densidade demográfica, mais difícil será alcançar o parâmetro do MEC, ou seja, 25 alunos por professor.

Vamos ao debate. Acho que teremos frutos...

DIRETO DE BRASÍLIA


Saí de Natal às 7 e 10 da manhã. O avião pousou em Brailia pouco antes das 10 horas.
Nesta viagem estou realizando várias atividades.
Ontem, dia 20, visitei o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação-FNDE para verificar o andamento dos seguintes projetos:
a) Reformas das escolas do Ingá de Santa Luzia, Mosenhor Manoel Pereira da Costa e da Gameleira. Estes projetos já foram aprovados, custarão 260 mil reais e aguardam a liberação dos recursos.
b) Em relação às demais escolas os projetos ainda não foram analisados. Nesse momento, a prioridade do MEC são projetos para creche e pré-escola.
c) O projeto de construção da creche está em andamento, foi aprovado e aguarda trâmites burocráticos.
Também conversei com a Dra. Auxiliadora, da SECAD secretaria que trata da diversidade e funciona na sede do Conselho Nacional de Educação. O assunto da conversa foi sobre a construção da escola em comunidade quilombola. São Tomé foi contemplada com uma escola para a Gameleira, são 170 mil reais. Entretanto o minstério está priorizando os 5 estados com maior ´número de quilombos para este ano. Mesmo assim, estamos lutando para incluir São Tomé, pelo fato desta demanda ter sido encaminhada pelo Território da Cidadania.

domingo, 2 de agosto de 2009

Fardamento do Ensino Fundamental será entregue

Na próxima terça-feira, 03, a secretaria Municipal de Educação iniciará as entregas do fardamento escolar para os estudantes das escolas de 1º ao 9º ano. Ã 15 dias ahavia sido iniciada a entrega aos alunos da Educação Infantil. é mais uma ação da Secretaria que visa á melhoria da Educação Em São Tomé.

ALUNOS DE SÃO TOMÉ FAZEM PRO-CEFET HOJE

Um grupo de 12 alunos da Escola Municipal Monsenhor Manoel Pereira da Costa e da Escola Estadual Amaro Cavalcante está se submentendo hoje, ao exame do pro-Cefet - concurso que seleciona estudantes às vagas da instituição. Dos 12 alunos, 11 concorrem para santa Cruz e 01 para Mossoró. A Prefeitura, através da secretaria Municipal de Educação, firmou convênio com o IFRN (Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, antigo CEFET) para a realização da preparação dos alunos aqui em São Tomé. A Secretaria entra com dois professores e o Instituto, com a capacitação dos mesmo. Também ficou por conta da prefeitura a despesa com transporte.
Agora é só desejar boa sorte aos estudantes e suas famílias.