sábado, 27 de fevereiro de 2010

DILMA, A MULHER EM PRIMEIRO LUGAR

Pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada hoje no Jornal da Band mostra o avanço da Ministra Dilma em direção ao Palácio do Planalto.

Segundo os dados DILMA está com 28 pontos, 5 a mais que dezembro e Serra está com 31, 5 a menos que dezembro.

O resultado desta pesquisa mostra a tendência de crescimento de Dilma, observada em todas as pesquisas realizadas.

Concurso de Santa Cruz

Dezenas de jovens sãotomeenses deslocaram-se hoje para realizarem as provas do concurso para a prefeitura de Santa Cruz. Estão concorrendo para vários cargos. Amanhã irá outra turma.

Boa sorte a todos.

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

TV Ponta Negra destacou o Encontro dos Quilombolas no Jornal do Dia

Comunidades Quilombolas do RN estão reunidas em Natal

Começou hoje o 3º encontro de Comunidades

Quilombolas do Rio Grande do Norte. O evento

conta com lideranças do movimento e

representantes das diversas comunidades

espalhadas, pelos municípios potiguares.

O encontro vai até o dia 28 e está acontecendo no Centro de Treinamento de Ponta Negra. Na solenidade de abertura estiveram presentes autoridades da área, como Elizabete Lima, da Coepi, Fátima Bezerra, a Secretária de Esportes do RN e outras lideranças.

Tive a oportunidade de participar da abertura deste importante evento, referente a luta pela igualdade étnico-racial em nosso país, juntamente com os representantes da Comunidade Gaeleira ( que permanecerão 3 dias) e Manoel Amador.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Secretaria de Educação realiza Jornada Pedagógica 2010

A Secretaria de Educação de São Tomé iniciou, nesta segunda, 22/fev, a Jornada Pedagógica 2010; que abre o ano letivo do município no ano em curso.

A jornada teve seu início, às 9:00 hs, no Centro de Convivência de Idosos, contando com a presença maciça dos educadores do município: professores; coordenadores; diretores; merendeiras e convidados.

O encontro ocorreu durante todo o dia, encerrando-se, por volta das 16:00, após brilhante palestra - segundo informações que tive - do Jornalista Leilton Lima que tratou de proatividade.

Durante a semana, os profissionais estarão reunidos nas suas respectivas instituições de ensino, refletindo e planejando atividades para 2010.

Na fala que fiz, na abertura da reunião, pude destacar algumas das realizações que nosso governo vem desenvolvendo na área da educação, mesmo com os problemas vividos e desafios a enfrentar.

Tenho certeza que 2010 será um ano, ainda melhor, para a educação de nosso município e, certamente, mais e mais oportunidades surgirão para os estudantes Sãotomeenses.

TV PT FAZ GRANDE SUCESSO ...

“O sucesso da primeira transmissão ao vivo da TVPT, no ato de lançamento da candidatura da Ministra Dilma , comprova a importancia das novas tecnologias para a democratização da informação.” É o que ressalta o jornalista João Paulo da assessoria de imprensa do PT Nacional ao comemorar a audiencia de 31.051 internautas de 41 paises além do Brasil.



A transmissão, que durou três horas e 15 minutos , a média de permanência foi de 14 minutos, tempo considerável até mesmo para TVs convencionais, em se tratando de eventos políticos. Muitos internautas acompanharam a transmissão na íntegra. O acesso chegou a alcançar picos acima de dois mil usuários simultâneos.



A transmissão não foi divulgada pela mídia convencional (jornais, TVs e rádios), somente pela newsletter do PT Nacional cerca de 15 horas antes do evento, a noticia se espalhou pelo Twitter.

Os twitteiros e twittereiras delegados ao 4 Congresso e os membros da rede social MOBILIZAÇÃOBR retuitaram “#congressopt” e por volta do meio dia de sabado, quando Dilma falava a hashtag #congressopt foi a mais digitada no Twitter brasileiro, atingiu o primeiro lugar desbancando o Big Brother que se mantinha no topo nos dias anteriores.



“Com o investimento em novas tecnologias, hoje o PT está preparado para se contrapor à mídia hegemônica, para fazer a disputa de opinião na sociedade com suas próprias armas. O sucesso da primeira transmissão ao vivo da TVPT mostra o acerto da estratégia adotada pela Direção Nacional do partido nessa área”, afirma Gleber Naime, ex-secretário de Comunicação do PT e responsável pela implantação do projeto da TVPT.

sábado, 20 de fevereiro de 2010

RN terá inverno abaixo da média

Publicação: 20 de Fevereiro de 2010 na Tribuna do Norte
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/rn-tera-inverno-abaixo-da-media/140914

Ao fim da 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática, os meteorologistas retificaram ontem, em Natal, as previsões ocorridas em dezembro de 2008 e no mês passado, de que o inverno deste ano “será abaixo da média” no semiárido da Região Nordeste.

O Chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, disse que essa tendência deve se confirmar até o fim de março, quando será realizada outra reunião em Recife (PE) com os representantes dos Centros de Previsão do Tempo dos Estados do NE e do CPTEC/INPE e Inmet.

“A data da quarta reunião ainda não está definida”, disse Bristot, que espera informá-la pelo menos no começo de março.

Bristot lembra que nos dois últimos anos o volume de chuvas que caiu no Rio Grande do Norte foi acima da média ou 40% acima do normal, o que provocou danos sociais e econômicos, principalmente nas regiões dos Vales do Apodi e do Açu. Segundo ele, existe uma expectativa muito grande com relação a temporada invernosa deste ano, já que o Rio Grande do Norte tem 93% de seu território encravado no semiárido.

No ano passado, muitas pessoas perderam casas, lavouras foram tomadas pela água, estradas foram destruídas e açudes de pequeno porte, não suportaram tanta água e tiveram suas paredes levadas pela água. Como os reservatórios de águas já estão em média com 70% de sua capacidade, ele também acredita que isso pode causar transtornos pelos transbordamentos das barragens e açudes.

Os meteorologistas chegaram a conclusão, depois de dois dias de reunião em Natal, que o inverno abaixo da média vai decorrer do fato de que as temperaturas da superfície do mar (TSMs) estão mais quentes que a média no Oceano Pacifico equatorial, caracterizando um evento de El Niño moderado a fraco, que segundo os modelos de previsão de temperatura da superfície do mar mostra um enfraquecimento durante os próximos meses.

Os técnicos ainda lembram que a presença de eventos de El Niño, na maioria dos casos está relacionado a uma redução da precipitação na região Norte do Nordeste.

No Oceano Atlântico o campo de TSM apresentou durante o mês janeiro de 2010 o setor sul um pouco mais aquecido do que o norte, com ambas regiões apresentando anomalias positivas.

Tal configuração, segundo os meteorologistas, ainda não é definida como favorável para o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT- Principal Sistema Causador de Chuvas no período de Março a Maio na Região Norte do Nordeste), para posições mais ao sul da Linha do Equador.

De acordo com o exposto, concluíram os meteorologistas, que o período chuvoso de março a maio no semiárido nordestino deverá se configurar com chuvas irregulares, espacial e temporal, com totais abaixo da média histórica. Em termos probabilísticos, tem-se a seguinte distribuição: Categoria Abaixo da Média Histórica – 45%<

Quanto ao volume de chuvas que já caíram no Rio Grande do Norte em janeiro e fevereiro, a Emparn informa que já choveu em 117 dos 167 municípios do Estado.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Campanha da Fraternidade 2010: Economia a serviço dos humanos

A Campanha da Fraternidade que as Igrejas do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (Conic) lançam amanhã, 17, tem como objetivo geral:

Ajudar a sociedade a construir uma economia que esteja a serviço da vida.

Pela terceira vez a Campanha é realizada de forma ecumênica, a exemplo do que aconteceu em 2000 e 2005. O ato de abertura, em nível nacional, será em Brasília e consta de uma coletiva de imprensa, às 14h, na igreja Luterana (Quadra 406/Sul), e de uma celebração ecumênica, às 19:30h, no Santuário Dom Bosco.

Além do objetivo geral cinco objetivos específicos foram criados para nortear a campanha. Abaixo, os objetivos da Campanha da Fraternidade Ecumênica-2010.

Objetivo geral: Colaborar na promoção de uma economia a serviço da vida, fundamentada no ideal da cultura da paz, a partir do esforço conjunto das Igrejas Cristãs e de pessoas de boa vontade, para que todos contribuam na construção do bem comum em vista de uma sociedade sem exclusão.

Objetivos específicos:

1. Sensibilizar a sociedade sobre a importância de valorizar todas as pessoas que a constituem;

2. Buscar a superação do consumismo, que faz com que ‘ter’ seja mais importante do que as pessoas;

3. Criar laços entre as pessoas de convivência mais próxima em vista do conhecimento mútuo e da superação tanto do individualismo como das dificuldades pessoais;

4. Mostrar a relação entre fé e vida, a partir da prática da justiça como dimensão constitutiva do anúncio do evangelho;

5. Reconhecer as responsabilidades individuais diante dos problemas decorrentes da vida econômica, em vista da própria conversão

Informações da CNBB, em www.cnbb.org.br/site/

ATAQUES VIRTUAIS II

Em 25 de janeiro deste ano, escrevi neste espaço, um texto intitulado "Ataques Virtuais".

O texto expressava a minha opinião sobre acusações feitas aos integrantes do PT em São Tomé.

Menos de trinta dias depois, alguns (um ou dois na verdade) membros da comunidade São Tomé-RN, hospedada no site de relacionamento "orkut" voltam a centralizar o PT e seus integrantes em um debate, desta vez sem ataques é verdade, mas recheado de segundas intenções.

O interessante é que, nos ataques anteriores, as críticas nos eram impostas por que "somos governo e mudamos de discurso" Agora, os críticos nos intitulam de oposição e de que estamos querendo passar a perna na administração".

Repito aqui, apenas alguns trechos do que escrevi no dia 25 de janeiro:

"O PT tem orgulho da posição que ocupa em São Tomé e tem se esforçado para corresponder à altura do desafio que foi colocado em suas mãos."

"Assim, desde o primeiro momento vem buscando ajudar a Gestão do Prefeito Babá. Seja nos debates internos, seja nas atividades públicas, seja na busca de projetos estruturantes para o nosso município..."

"Finalmente, o PT entende que sua participação na administração frusta setores minoritários e reacionários da sociedade que apostavam e ainda apostam em um desastre na gestão. Acreditaram, ingenuamente, que seríamos um problema para a, que em vez de ajudarmos, atrapalhariamos. Entretanto o que se vê é um grupo articulado e unido em um só propósito: ajudar a atual administração a resolver os vários e grandes problemas do município e que, portanto, não serão ataques vis que desviarão a atenção do PT para as causas sociais de São Tomé."

Ao participar do Governo Babá, o PT faz uma inflexão tática. O que significa que não somos obrigados a abrir mão das nossas concepções. Apenas nos colocamos à disposição para ser parceiro, mas um parceiro ativo e consciente do seu papel coadjuvante no processo... O cinema nos ensina que todo bom protagonista precisa de um bom coadjuvante (é o que estamos tentando ser).

Ninguém faz nada só. O presidente Lula faz uma extraordinária administração por que conseguiu aglutinar aliados importantes. Isso vale também para municípios como o nosso, sobretudo.

A gestão do Prefeito Babá, que está mudando a cara do município, e da qual somos parceiro de primeira hora, surpreende até os mais inveterados pessimistas... O que é possível, sobretudo, também pela enorme capacidade que o Prefeito tem de aglutinar parceiros...

No âmbito federal, o município e a gestão de Babá tem três aliados de primeira hora: Lula e os deputados federais Rogério Marinho e Fátima Bezerra.

Na esfera estadual, os aliados são Vilma, Iberê, Gustavo Carvalho e Raimundo Glauco (que tem ajudado o município, mesmo que de forma não institucionalizada).

É verdade que o senador Garibaldi, também tem ajudado o município. Mesmo que destoando dos projetos nacional e estadual. Mas toda ajuda é bem vinda. E deve ser reconhecida.

Nesse sentido, é natural que a população reconheça as pessoas e os políticos que ajudaram e ajudam e município. E é natural também que isso se reverta em resultado numa eventual campanha eleitoral.

O que não é natural é fazer o inverso. Ou seja, desmerecer quem te ajuda, quem te é parceiro.

Participamos desta gestão por ela ser maior, muito maior que um ônibus escolar cuja paternidade não precisa ser disputada, apenas compartilhada. São Tomé está mudando, melhorando, avançando e temos orgulho de estar contribuindo com esse momento importante...

O que ainda não entendemos é o porquê de tantas preocupações com o PT. Imaginamios, às vezes, que deve existir alguém muito interessado, torcendo, precisando, trabalhando para um afastamento entre Babá e Miguel.

P.S.
LUCAS, 6, 26
“Bem aventurados os que não são apenas elogiados, pois não são falsos profetas”.

PROVERBIO CHINÊS
“Comes verdes os teus frutos, antes que o ladrão os roube maduros”.

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

30 ANOS: O PAÍS QUE MUDOU O PT E O PT QUE MUDOU O PAÍS.

30 ANOS: O PAÍS QUE MUDOU O PT E O PT QUE MUDOU O PAÍS.

No início eram poucos barbudos, alguns sindicalistas e poucos estudantes. Atualmente são quase um milhão de filiados.

Em trinta anos de permanente luta, construção e formação, o PT mudou. Amadureceu, se fortaleceu enquanto partido, enfrentou e venceu grandes desafios.

É possível afirmar que o PT mudou e foi mudado.

Mudou o Brasil, não somente por que elegeu um presidente. Mas porque, como presidente, foi eleito um retirante, torneiro mecânico, uma pessoa que não teve oportunidade de usar os bancos escolares por muito tempo.

Mudou o Brasil, não por causa das obras do PAC, elas qualquer presidente elitista poderia fazê-lo se tivesse vontade e amasse o país. Mas por ter feito o Prouni, o Bolsa Família, expandido os Cefet’s e as Universidades públicas.

Mudou o Brasil, não por ter baixado os juros, reduzido os impostos. Mas por ter gerado 12 milhões de emprego e incluído 17 milhões de brasileiros no mercado de consumo.

O PT Mudou o Brasil, não por que está fazendo muito (e é verdade que está). Mas mudou o Brasil, sobretudo, por que estão criando oportunidades. Oportunidades criadas desde a sua origem, se não vejamos: Que outro partido, em um país ainda oligárquico como o Brasil, daria oportunidade a Lula e o transformaria em presidente da república? Que outro partido transformaria uma seringueira em senadora?
Que outro partido transformaria uma simples professora em uma deputada federal? Como um simples professor, negro, filho de agricultor se tornaria vice-prefeito de São Tomé, se não pelo PT?

O PT é o partido das oportunidades.

Um processo de construção dialética exige que, ao mudarmos algo, mudamos também a nós mesmos. Nesse sentido, o Brasil também mudou o PT. O partido ficou mais maduro, muito mais consciente do seu papel. Enfrentou crises que nenhuma outra legenda suportaria. Crises estas que o PT venceu e saiu mais forte.

Abriu mão de implantar medidas que defendeu historicamente, para se manter fiel aos compromissos assumidos com os Brasileiros.

Com uma forte e aguerrida militância, com idéias que atraíram a classe média e a população mais pobre, o PT foi transformado no maior e mais importante País da América Latina. E transformou o Brasil no mais importante país desta Região e eu um dos países mais influentes do Planeta.

Parabéns PT!!!
Parabéns Brasil!!


domingo, 7 de fevereiro de 2010

PT disputará vaga para o Senado Federal

A posse da nova diretoria do PT do Rio Grande do Norte, ocorrida no último sábado, dia 6 de fevereiro, foi muito concorrida e teve a participação de várias lideranças políticas do estado.

Estiveram presentes no evento, além das lideranças do PT como Fátima Bezerra(deputada federal); Mineiro(deputado estadual); Glauco (postulante do cargo de deputado estadual em 2010); Hugo Manso;  Geraldo Pinto e outros; os pré-candidatos ao governo do estado do Rio Grande do Norte: Iberê de Souza e Carlos Eduardo.

Num contato que tive com o governador Iberê, perguntei sobre a execução das obras da estrada São Tomé - Cerro Corá.

Na oportunidade, o governador mais que reafirmou a realização da obra: disse que estaria começando nos próximos 45 dias.

sexta-feira, 5 de fevereiro de 2010

Seja Recenseador do IBGE em 2010

As inscrições serão realizadas a partir do dia 26 de fevereiro até o dia 4 de março, por meio do site http://www.cesgranrio.org.br/. Para quem preferir se inscrever nos postos de inscrição, poderá fazê-las até o dia 19 de março. 

Estão disponíveis para preenchimento 191.972 vgas em todo Brasil. Para o Rio Grande do Norte são 2.724 vagas e para São Tomé 11 vagas.

A taxa de inscrição custa R$ 18,00; já as provas estão previstas inicialmente para 30 de maio nas cidades definidas como cidades-pólos.

 Todas as informações sobre o certame no link a seguir >>> http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/edital_recenseador.shtm.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Concurso para Marinha do Brasil

São 1.250 vagas para o cargo de Soldado de Fuzileiros Navais, com salários que variam entre R$ 465,00 e R$ 1.000,00.

As inscrições serão realizadas do dia 15 de março ao dia 15 de abril do ano em curso, através do site www.mar.mil.br/cgcfn e custa R$ 20,00.

Calendário Escolar 2010

O ano letivo do município de São Tomé terá início no dia 1º de março do ano em curso, em virtude das reformas que estão se realizando nas escolas municipais.

Assim, a semana pedagógica que estava prevista para a segunda semana de janeiro, segundo o Secretário de Educação, Manoel Amador, será realizada durante os dias 22; 23 e 24 de fevereiro.

Além das reformas de grande porte que es sendo realizadas nas Escolas Monsenhor; Joventino e Aurina áurea, a secretaria fará a limpeza de todas as escolas do município, para o início de ano.

Dentre as ações efetivadas no início do ano de 2010, pela administração municipal, relativas à educação, está a integralização do piso salarial nacional dos professores, a partir de janeiro.

Portanto, o governo começa o ano de 2010 de forma correta por preocupar-se com a estrutura das escolas; valorização dos professores; transporte escolar; kit do aluno(cadernos, lápis, bolsas, borrachas, apontador); alimentação escolar e com muito planejamento.


Convênio Prefeitura-MEC: Chega a São Tomé Ônibus Escolar






quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Território da Cidadania reúne-se em São Tomé

Uma Comissão do Programa Territórios da Cidadania Pólo Potengi estará em São Tomé no próximo dia 9 de fevereiro para debater sobre a lei 11974/09 que trata da alimentação escolar.

A reunião faz parte de um dos encaminhamentos do Território Potengi, que implica na visitação das cidades para reunir-se com as autoridades da cidade, com o intuito de debater sobre os temas que estão ocupando espaço naquele território.

O encaminhamento do Colegiado do Território conincidiu com o processo que já vem se desenvolvendo em São Tomé, capitaneados pela administração municipal, no que se refere a compra dos alimentos para merenda escolar, provenientes da agricultura familiar.

Lula garante continuidade do Bolsa Família

Presidente Lula criou, através de decreto, grupo de trabalho para preparar projeto de lei que será enviado para o Congresso Nacional, visando transformar em lei os programas sociais de seu governo como o Bolsa Família; ... e muitos outros.

O presidente Lula está corretíssimo. É importante garantir que não haja retrocesso naquilo que está contribuindo para melhorar a vida da maioria dos brasileiros.

A preocupação central reside na possibilidade de governos sucessores ao do governo Lula, com viés conservador, tomem atitudes que ameacem a continuidade dos programas.

Mais aqui: http://www.estadao.com.br/noticias/nacional,lula-cria-grupo-para-consolidacao-de-programas-sociais,502545,0.htm

A serra orçamentária do Serra inundou São Paulo

O Governador de São Paulo cortou parte das verbas destinadas para combater os efeitos das enchentes naquele estado.

Lamentavelmente, tal atitude contribuiu para o caos que se encontra São Paulo, inclusive, com muitas mortes de moradores de regiões menos favorecidas.

Leia a matéria na íntegra nos links a seguir para entender melhor, como o Serra abandonou a cidade: http://www.pt.org.br/portalpt/ ou http://www.pt.org.br/portalpt/noticias/cultura-8/sp:-pt-acusa-serra-de-omissao-criminosa-por-cortar-verbas-contra-enchentes-3010.html .