quinta-feira, 11 de março de 2010

Finalmente, o Brasil da um passo rumo à justiça fiscal...

A Câmara dos Deputados aprovou ontem, 10, o relatório do Dep. Federal Henrique Alves, mas com uma emenda muito importante para os municípios e estados não produtores de petróleo.

A projeto trata da repartição dos dividendos do petróleo brasileiro da camada do pré-sal. Entretanto, o relatório faz mensão somente à exploração que ainda não tem contrato de concessão, cujos dividendos chegarão para todo o país somente a partir de 2016, segundo projeção da Petrobrás.

No entanto, os deputados aprovaram uma emenda que passa a vigorar desde já e que engloba todo o petroleo brasileiro: a chamada emenda Ibsen Pinheiro, segundo a qual, a distribuição dos Royaltties do petróleo passará a ser dividido entre todos os estados e municípios obedecendo as mesmas regras do Fundo de Participação dos Municípios.

Nada mais justo, resta saber como ficam os atuais contratos e quem vai pagar a conta de eventuais alterações contratuais.

No mais, a decisão da Câmara Federal, é um passo importantíssimo na direção da justiça fiscal e reforma tributária tão necessárias e badaladas neste País.

Resta, agora vislumbrar o que será feito com as outras riquezas com a água, a extração mineral e a geração de energia elétrica. Na minha opinião humilde, são bens que devem também ser nacionalizados, pois pertencem a todo o povo brasileiro.

Um destaque na votação ocorrida ontem nno plenário da Câmara deve ser dado à presença massiça dos prefeitos e prefeitas do Brasil, que foram à Brasília pressionar em prol desta votação.

São Tomé estava presente e representado por seu prefeito Babá. Parab´nes a todos que contribuíram com esta conquista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário