O maior de todos os tempos. Mais animado, divertido, organizado e, acima de tudo, pacífico. Este foi o carnaval de São Tomé. Sem dúvidas: o melhor da região. O prefeito Babá e toda a sua a equipe que se dedicaram diuturnamente para a realizar e melhor e maior carnaval de todos os tempos de São Tomé.

Os foliões lotaram o pavilhão da folia: faltou chão!

(olha o trage do juiz do jogo das qkengas)
(Alcivan, da Cultura, Lucicarla, da Assistência Social, Suanny, da administração, por trás orientando)
UM POUCO DE HISTÓRIA
O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.
O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.
No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.
A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.
O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.
Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.
Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.
UM POUCO DE CULTURA: EM 2099 O CANAVAL VAI SER NO DIA 24 DE FEVEREIRO
Num ano é março, noutro é em fevereiro. Às vezes no começo, outras no fim do mês...o Carnaval nunca é no mesmo dia! Isso você já deve ter percebido há alguns anos, mas você sabe por quê?
A culpa não é do Governo, como alguns já devem ter pensado - não é o presidente, governador ou prefeito quem decide quando colocar o feriado, de acordo com seus interesses, como algumas teorias conspiratórias podem apontar.
Apesar de ser um feriado pagão, o início do Carnaval é determinado pela Igreja Católica, tomando como base a data da Páscoa. Nesse momento é a hora de você se perguntar: mas como a Páscoa também cai em datas diferentes? Jesus Cristo ressuscita cada ano num dia distinto?
Aí vai a resposta: a Igreja Católica não tem uma data exata da ressurreição de Cristo, mas tem acertado que ela aconteceu no primeiro domingo após o 14º dia de lua nova (ou seja, no primeiro domingo de lua cheia) depois do equinócio da primavera no hemisfério norte.
Com essa informação, é calculada a data da Páscoa de cada ano, por conseqüência a Sexta-feira Santa, a Quinta-feira da Paixão e o Sábado de Aleluia. É a partir dele que se deve contar 40 dias para trás (período chamado de Quaresma). O resultado da conta é a quarta-feira de cinzas!
É uma conta meio complicada, mas ela já foi feita para vários anos.
Encontramos um site na internet que faz o cálculo para você.
Clique aqui e veja quando caem os carnavais até 2099, facilitando seu planejamento das viagens futuras