sábado, 28 de fevereiro de 2009

SÃO TOMÉ: CARNAVAL QUE CONTAGIA

O maior de todos os tempos. Mais animado, divertido, organizado e, acima de tudo, pacífico. Este foi o carnaval de São Tomé. Sem dúvidas: o melhor da região. O prefeito Babá e toda a sua a equipe que se dedicaram diuturnamente para a realizar e melhor e maior carnaval de todos os tempos de São Tomé.
Os foliões lotaram o pavilhão da folia: faltou chão!

Mesmo com chuva forte, ninguém arredou o pé da avenida.

Eu e Maxixe (ow parêa)



A galera que sobreviveu

Junior e Macula
(olha o trage do juiz do jogo das qkengas)


Os secretários com a mão na massa

(Alcivan, da Cultura, Lucicarla, da Assistência Social, Suanny, da administração, por trás orientando)



A turma dos Balas


UM POUCO DE HISTÓRIA


O carnaval é considerado uma das festas populares mais animadas e representativas do mundo. Tem sua origem no entrudo português, onde, no passado, as pessoas jogavam uma nas outras, água, ovos e farinha. O entrudo acontecia num período anterior a quaresma e, portanto, tinha um significado ligado à liberdade. Este sentido permanece até os dias de hoje no Carnaval.


O entrudo chegou ao Brasil por volta do século XVII e foi influenciado pelas festas carnavalescas que aconteciam na Europa. Em países como Itália e França, o carnaval ocorria em formas de desfiles urbanos, onde os carnavalescos usavam máscaras e fantasias. Personagens como a colombina, o pierrô e o Rei Momo também foram incorporados ao carnaval brasileiro, embora sejam de origem européia.

No Brasil, no final do século XIX, começam a aparecer os primeiros blocos carnavalescos, cordões e os famosos "corsos". Estes últimos, tornaram-se mais populares no começo dos séculos XX. As pessoas se fantasiavam, decoravam seus carros e, em grupos, desfilavam pelas ruas das cidades. Está ai a origem dos carros alegóricos, típicos das escolas de samba atuais.
No século XX, o carnaval foi crescendo e tornando-se cada vez mais uma festa popular. Esse crescimento ocorreu com a ajuda das marchinhas carnavalescas. As músicas deixavam o carnaval cada vez mais animado.

A primeira escola de samba surgiu no Rio de Janeiro e chamava-se Deixa Falar. Foi criada pelo sambista carioca chamado Ismael Silva. Anos mais tarde a Deixa Falar transformou-se na escola de samba Estácio de Sá. A partir dai o carnaval de rua começa a ganhar um novo formato. Começam a surgir novas escolas de samba no Rio de Janeiro e em São Paulo. Organizadas em Ligas de Escolas de Samba, começam os primeiros campeonatos para verificar qual escola de samba era mais bonita e animada.


O carnaval de rua manteve suas tradições originais na região Nordeste do Brasil. Em cidades como Recife e Olinda, as pessoas saem as ruas durante o carnaval no ritmo do frevo e do maracatu.

Os desfiles de bonecos gigantes, em Recife, são uma das principais atrações desta cidade durante o carnaval.

Na cidade de Salvador, existem os trios elétricos, embalados por músicas dançantes de cantores e grupos típicos da região. Na cidade destacam-se também os blocos negros como o Olodum e o Ileyaê, além dos blocos de rua e do Afoxé Filhos de Gandhi.



UM POUCO DE CULTURA: EM 2099 O CANAVAL VAI SER NO DIA 24 DE FEVEREIRO


Num ano é março, noutro é em fevereiro. Às vezes no começo, outras no fim do mês...o Carnaval nunca é no mesmo dia! Isso você já deve ter percebido há alguns anos, mas você sabe por quê?
A culpa não é do Governo, como alguns já devem ter pensado - não é o presidente, governador ou prefeito quem decide quando colocar o feriado, de acordo com seus interesses, como algumas teorias conspiratórias podem apontar.


Apesar de ser um feriado pagão, o início do Carnaval é determinado pela Igreja Católica, tomando como base a data da Páscoa. Nesse momento é a hora de você se perguntar: mas como a Páscoa também cai em datas diferentes? Jesus Cristo ressuscita cada ano num dia distinto?

Aí vai a resposta: a Igreja Católica não tem uma data exata da ressurreição de Cristo, mas tem acertado que ela aconteceu no primeiro domingo após o 14º dia de lua nova (ou seja, no primeiro domingo de lua cheia) depois do equinócio da primavera no hemisfério norte.


Com essa informação, é calculada a data da Páscoa de cada ano, por conseqüência a Sexta-feira Santa, a Quinta-feira da Paixão e o Sábado de Aleluia. É a partir dele que se deve contar 40 dias para trás (período chamado de Quaresma). O resultado da conta é a quarta-feira de cinzas!
É uma conta meio complicada, mas ela já foi feita para vários anos.


Encontramos um site na internet que faz o cálculo para você.
Clique aqui e veja quando caem os carnavais até 2099, facilitando seu planejamento das viagens futuras

6 comentários:

  1. E verdade o carnaval de São Tomé foi animado quem não foi perdeu, mas não se preocupe que o próximo ano tem de novo.Foi mara........

    ResponderExcluir
  2. concordo Miguel o carnaval foi MARA...........
    MUITO BOM MESMO ADOREI .
    parabens!!!!!

    ResponderExcluir
  3. vem aew em são tomé 1* ressaca do carnaval com grupo show dekalck de natal no poynt bar em frente ao amaro cavalcante dia 28/03/09

    ResponderExcluir
  4. ADOREIIIII!!!! SEM SOMBRA DE DÚVIDA UM EVENTO DE GRANDE PORTE!!!!PARABÉNS A ADMINISTRAÇÃO E NÃO PODEMOS ESQUECER DE PARABENIZAR O POLICIAMENTO LOCAL QUE DEU SHOW DE SEGURANÇA E RESPEITO A TODOS OS CIDADÃOS SÃOTOMEENSES E AOS TURISTAS QUE VISITARAM A CIDADE E FICARAM ENCANTADOS COM TANTA ENERGIA QUE EMANA DESTE POVO TÃO ABENÇOADO!!!!!
    AS BANDAS, O CARNAVAL DE RUA, OS BLOCOS, AS FAMILIAS, CRIANÇAS, O JOGO DAS KENGAS...BLOCO DAS KENGAS...VIVENCIEI NESTE CARNAVAL MOMENTOS 'IMPAGÁVEIS' MARAVILOHOSOSSOSOSOSOSOSO!!!!!
    ELIANE NEVES

    ResponderExcluir
  5. Bem sou são tomeense de coração e sangue mas ainda vou curtir esse maravilhoso carnaval junto com meu primo Miguel em são tomé.Ate logo

    ResponderExcluir
  6. Dá uma olhadinha no blog do sindicato em são jose de mipibu.um abraço
    http://educadoresmipibuenses.blogspot.com/

    ResponderExcluir