sábado, 13 de junho de 2009

UNICEF lança relatório sobre a Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009

O relatório Situação da Infância e da Adolescência Brasileira 2009 – O Direito de
Aprender: Potencializar avanços e reduzir desigualdades foi estruturado em capítulos
que destacam os avanços e os desafios da educação no Brasil, em particular nas áreas
geográficas consideradas prioritárias pelo UNICEF: o Semiárido, a Amazônia e as comunidades
populares dos centros urbanos, territórios onde se concentra a parcela mais
significativa de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade.


As estatísticas apresentadas ao longo desta publicação revelam um quadro muito
melhor que o de alguns anos atrás. Todos os indicadores que medem as oportunidades
de acesso, permanência, aprendizagem e conclusão da Educação Básica melhoraram.


O país está muito próximo da universalização do Ensino Fundamental, tem conseguido
manter mais alunos dentro das salas de aula e melhorado os indicadores que medem
a aprendizagem.

Como consequência, o número de analfabetos continua a cair, em especial
entre crianças e adolescentes, principal foco dos programas educacionais oficiais
nos últimos anos.

Também vem aumentando progressivamente o número médio de
anos bem-sucedidos de estudo da população nas diferentes faixas etárias e em todas as
regiões do país.

Mais informações no site: http://www.unicef.org/brazil/pt/siab_capitulos.pdf

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