sábado, 20 de fevereiro de 2010

RN terá inverno abaixo da média

Publicação: 20 de Fevereiro de 2010 na Tribuna do Norte
http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/rn-tera-inverno-abaixo-da-media/140914

Ao fim da 3ª Reunião de Análise e Previsão Climática, os meteorologistas retificaram ontem, em Natal, as previsões ocorridas em dezembro de 2008 e no mês passado, de que o inverno deste ano “será abaixo da média” no semiárido da Região Nordeste.

O Chefe do Setor de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (Emparn), Gilmar Bristot, disse que essa tendência deve se confirmar até o fim de março, quando será realizada outra reunião em Recife (PE) com os representantes dos Centros de Previsão do Tempo dos Estados do NE e do CPTEC/INPE e Inmet.

“A data da quarta reunião ainda não está definida”, disse Bristot, que espera informá-la pelo menos no começo de março.

Bristot lembra que nos dois últimos anos o volume de chuvas que caiu no Rio Grande do Norte foi acima da média ou 40% acima do normal, o que provocou danos sociais e econômicos, principalmente nas regiões dos Vales do Apodi e do Açu. Segundo ele, existe uma expectativa muito grande com relação a temporada invernosa deste ano, já que o Rio Grande do Norte tem 93% de seu território encravado no semiárido.

No ano passado, muitas pessoas perderam casas, lavouras foram tomadas pela água, estradas foram destruídas e açudes de pequeno porte, não suportaram tanta água e tiveram suas paredes levadas pela água. Como os reservatórios de águas já estão em média com 70% de sua capacidade, ele também acredita que isso pode causar transtornos pelos transbordamentos das barragens e açudes.

Os meteorologistas chegaram a conclusão, depois de dois dias de reunião em Natal, que o inverno abaixo da média vai decorrer do fato de que as temperaturas da superfície do mar (TSMs) estão mais quentes que a média no Oceano Pacifico equatorial, caracterizando um evento de El Niño moderado a fraco, que segundo os modelos de previsão de temperatura da superfície do mar mostra um enfraquecimento durante os próximos meses.

Os técnicos ainda lembram que a presença de eventos de El Niño, na maioria dos casos está relacionado a uma redução da precipitação na região Norte do Nordeste.

No Oceano Atlântico o campo de TSM apresentou durante o mês janeiro de 2010 o setor sul um pouco mais aquecido do que o norte, com ambas regiões apresentando anomalias positivas.

Tal configuração, segundo os meteorologistas, ainda não é definida como favorável para o deslocamento da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT- Principal Sistema Causador de Chuvas no período de Março a Maio na Região Norte do Nordeste), para posições mais ao sul da Linha do Equador.

De acordo com o exposto, concluíram os meteorologistas, que o período chuvoso de março a maio no semiárido nordestino deverá se configurar com chuvas irregulares, espacial e temporal, com totais abaixo da média histórica. Em termos probabilísticos, tem-se a seguinte distribuição: Categoria Abaixo da Média Histórica – 45%<

Quanto ao volume de chuvas que já caíram no Rio Grande do Norte em janeiro e fevereiro, a Emparn informa que já choveu em 117 dos 167 municípios do Estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário