Pesquisa do instituto Vox Populi realizada entre os dias 2 e 7 de maio mostra que a ministra chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, tem entre 19% e 25% de intenção de votos para a Presidência da República, caso seja candidata em 2010. O levantamento, que ouviu duas mil pessoas em todas as regiões do país, mostra ainda que o PT continua sendo o partido de maior preferência da população. O índice, que era de 25% em maio de 2008, saltou para 29% agora. Em seguida, vêm PMDB, com 8%; e PSDB, com 7%. O DEM, ex-PFL, tem apenas 1%.
Encomendada pelo PT, a pesquisa mostra também um quadro de ampla aprovação popular ao governo Lula, em parte pelos bons resultados das políticas aplicadas durante a crise internacional, que fizeram com que o Brasil fosse um dos países menos afetados no mundo todo. A avaliação positiva do presidente (considerando os índices de ótimo, bom e regular positivo) chega a 87%. Para 60%, o Brasil melhorou nos últimos dois anos, enquanto 67% se dizem satisfeitos ou muito satisfeitos com o país.
O presidente nacional do PT, deputado Ricardo Berzoini, comemorou os resultados do levantamento. “A pesquisa mostra um quadro muito positivo, pois o PT ampliou seu percentual de preferência partidária junto à população, com atributos positivos em vários aspectos. Nosso governo está com mais de 80% de aprovação. Isso mostra o acerto da condução partidária e das medidas de enfrentamento à crise mundial”, afirmou.
Berzoini também destacou a subida de Dilma na sondagem eleitoral. "O desempenho da ministra Dilma é consistente, levando-se em conta que boa parte da população não a conhece e não sabe ainda que Lula e o PT a apoiariam se confirmada a candidatura. Vamos apresentar um programa com mais avanços e novas conquistas para as eleições de 2010, para trabalhar a ampla aprovação da maioria da população ao projeto em andamento no país".
Brasil
67% estão satisfeitos ou muito satisfeitos, igual a maio de 2008;
27% estão insatisfeitos; 5% muito insatisfeitos;
Para 60%, Brasil melhorou nos últimos anos; para 14%, piorou
Para 56%, vai melhorar nos próximos 2 anos; para 13%, vai piorar.
Preferência
PT tem 29% da preferência partidária; alta de 4 pontos em relação a 2008. PMDB tem 8%; PSDB tem 7%; e DEM tem 1%.
PT tem 8% de rejeição. PMDB tem 5%; PSDB tem 5%; e DEM tem 3%.
ImagemPrimeiro partido que vem à cabeça: PT, 35%; PMDB, 24%; PSDB, 14%.
Intenção de voto para presidente, 1º turno, estimulada
Cenário 1
Ciro Gomes, 23%; Dilma Rousseff, 21%; Aécio Neves, 18%; Heloísa Helena, 10%; Branco/Nulo/NS, 18%.
Jose Serra, 36%; Dilma, 19%; Ciro, 17%; Heloísa, 8%; Branco/Nulo/NS, 19%.
Comparativo: Em relação a maio de 2008, Dilma subiu 10 pontos; Serra caiu 10 pontos; e Ciro caiu 6 pontos.
Dilma, 25%; Aécio, 20%; Heloísa, 16%; Brancos/Nulos/NS, 40%.
MEU PONTO DE VISTA:
Será uma eleição durríssima. O país estará decindindo se continua avançando ou se retoma o modelo de recessão ou privatização. Certamente o povo tomará a decisão correta. Além disso, será muito positivo para o Brasil, depois de eleger um operário para presidente, elegem também a primeira mulher para governar esta Nação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário