quinta-feira, 17 de junho de 2010

Rio Grande do Norte terá 11 cidades com urnas biométricas nas eleições de 2010

Cerca de 104.817 eleitores de 11 municípios do Rio Grande do Norte serão identificados a partir de suas impressões digitais nas eleições deste ano.

A tecnologia, conhecida como biometria, estará presente em 438 urnas eletrônicas instaladas em sete zonas eleitorais.

No dia da votação, além de apresentar os documentos pessoais, a identidade do eleitor será conferida por meio do reconhecimento biométrico de sua impressão digital.

O objetivo é reduzir a possibilidade de uma pessoa votar por outra, evitando fraudes no processo eleitoral.

O processo começou no ano passado quando a população das 11 cidades do Rio Grande do Norte foi convocada para recadastramento de informações eleitorais.

Outros 44 municípios brasileiros também vão adotar o novo sistema de identificação, que já foi usado nas eleições de 2008 em três municípios: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO).

A expectativa do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) é de que em dez anos todos os Estados brasileiros tenham urnas com leitores biométricos.

Os municípios são;

Macau, Guamaré, Caraubas, Alexandria, Pedro Avelino, Pilões, João Dias, São José de Mipibu, Nísia Floresta, São Fernando e Timbaúba dos Batistas

Fonte:
http://eleicoes.uol.com.br/2010/ultimas-noticias/2010/06/17/jornalista-e-multado-por-propaganda-antecipada-em-blog-no-rn.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário